Temos Ninhadas!

format_bold

Conheça a Breeders!

Voltar | cimarron-uruguaio

Cimarrón Uruguayo


Breve Histórico

País de origem: Uruguay
A palavra “cimarrón” é utilizada na América se referindo a todo animal ou planta silvestre, em contraposição ao doméstico. A origem do “Cimarrón Uruguayo” é incerta. Sabe-se que ele descende dos cães introduzidos nas colônias pelos conquistadores Ibéricos, tanto Espanhóis quanto Portugueses.

Muitos destes cães foram abandonados e de seus cruzamentos, a natureza, assim como esculpe uma montanha ou talha uma caverna, caprichosamente foi fazendo o mesmo com estes cães até chegar ao Cimarrón Uruguayo de hoje. Esta seleção natural permitiu a sobrevivência dos cães mais hábeis, dos mais astutos e dos mais fortes.
Os habitantes da região reconheciam o valor destes cães, os amansavam e de maneira progressiva, começaram a utilizá-los muito produtivamente como guardiões de seus estabelecimentos e no trabalho diário com o gado.

Aptidões
Excelente para o trabalho com o gado, caça ou guarda. Seu temperamento é equilibrado, sagaz, inquisitivo e de grande coragem. Não tem agressividade gratuita, entretanto defende muito bem seu território, mantendo estranhos afastados.

Detentor de um excelente temperamento, o Cimarron raramente late. É carinhoso, se relacionando bem com crianças e outros animais domésticos, entretanto, sendo uma raça que está na mão do homem somente de 30 anos para cá, ainda apresenta um sentimento atávico muito forte, o que ocasiona um instinto muito primitivo de caça. Os cães que quando adultos forem conviver com outros animais domésticos (aves, mamíferos,...), desde cedo devem ser acostumados com seus novos companheiros, sob pena de futuramente não os distinguirem da caça comum...

Devido a sua formação por seleção natural, apresenta um vigor físico que lhe proporciona imunidade a inúmera doenças ou afecções comuns em outras raças.

Tem pelagem curta e lisa. Podem ser tigrados ou baios. Com manchas brancas, permitidas na parte inferior do pescoço, antepeito, peito, região ventral e na parte mais inferior dos membros.

O Cimarrón Uruguayo é um cão de tamanho mediano, forte, compacto, com boa ossatura, musculoso e ágil. Os machos possuem de altura na cernelha: de 58 a 61 cm e as fêmeas de 55 a 58cm (com tolerância de 2cm); os machos pesam de 38 a 45Kg e as fêmeas de 33 a 40Kg.

Fonte: https://www.cimarronuruguayo.com/padrao

Curiosidades Históricas
No final do século XVIII, na época das guerras pela Independência do Uruguai, o General José Gervásio Artigas imortaliza o Cimarron, com sua célebre frase: " -Cuando me quede sin hombres, pelearé con perros cimarrones ! " - Quando ficar sem homens, lutarei com cães cimarrones!